domingo, 31 de julho de 2011

Andamento das obras na BR101Sul serão afetadas


As notícias que chegam de Brasília não são nada agradáveis, especialmente nos que diz respeito à continuidade das obras de duplicação da BR-101 em Santa Catarina. Nesta sexta-feira, o ministro dos transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que todos os contratos executados pela pasta serão reavaliados. Com isso, o andamento de obras será afetado. A BR-101 faz parte desta lista.
 
Este impacto também é causado pela falta de comando no Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). O órgão está sem comando praticamente desde o início da crise do Ministério dos Transportes. Todas as licitações lançadas neste ano estão suspensas. Não há previsão de abertura de novas concorrências neste ano.
 
Neste ‘pacote da suspensão’, estão as concorrências para a execução dos túneis no Morro do Formigão, em Tubarão, e no Morro dos Cavalos, em Palhoça. A supervisão destas obras e ainda da nova ponte sobre o canal de Laranjeiras, na comunidade de Cabeçuda, em Laguna, também depende de licitação. Ainda não há prazo para isso.
 
Também não existe estimativa de quando as obras no lote 25 da duplicação, entre Laguna e Capivari de Baixo, serão retomadas. Os trabalhos estão paralisados há 20 dias.
Quinta-feira, a Associação dos Engenheiros do Dnit em Santa Catarina oficializou a recomendação de rescisão do contrato com o consórcio Araguaia/Blokos/Emparsanco. Esta manobra é cogitada há mais de um ano, mas a conversa nunca passou de uma ameaça.
NOTISUL

Nenhum comentário: