segunda-feira, 4 de julho de 2011

Vídeos mostram futura BR-101

TUBARÃO – Muito se fala sobre a demora na conclusão das obras da BR-101, principalmente porque os chamados gargalos ainda não tiveram sequer as obras contratadas. Enquanto tramitam os processos licitatórios, quem tiver curiosidade para ver como ficarão as obras da travessia urbana, a Ponte de Cabeçudas, em Laguna, e o túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça, poderá acessar os vídeos disponibilizados no Portal DS (www.diariodosul.com.br), na galeria de vídeos. 

No vídeo “Morro dos Cavalos” é possível acompanhar a trajetória de um veículo dentro do túnel. A obra consiste em dois túneis de 2,16km de extensão. A cada 400 metros haverá ligações entre os dois túneis. Estas ligações serão usadas como saídas de emergência em casos de acidente e também para a manutenção do túnel. Além disso, a cada 500 metros, em média, haverá uma cabine telefônica e hidrante.
O projeto final do túnel foi apresentado recentemente e está no processo final de liberação ambiental. A intenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é que esta parte seja concluída durante o segundo semestre, com lançamento do edital da licitação em seguida. Já as obras ficariam para o início do próximo ano. 

Outro vídeo, “Ponte Estaiada, Laguna”, mostra como ficará a ponte que será construída sobre o Canal de Laranjeiras. Já o terceiro vídeo, “Projeto da BR-101 em Laguna”, exibe animações de como será a travessia urbana, a ponte e ainda um trecho da BR-101 entre Laguna e Capivari de Baixo. Esta obra foi dividida em dois lotes: o primeiro é referente à travessia urbana; o segundo, à ponte propriamente dita. O primeiro lote poderá ter a vencedora da licitação, a JM Terraplanagem, homologada nos próximos dias. A empresa ofereceu cerca de R$ 58,6 milhões para fazer o trabalho de adequação de pistas que levará à ponte. Já o lote 2 teve o consórcio Camargo Corrêa/M.Martins/Construbase como vencedor, com a proposta de realizar a obra por R$ 597 milhões. O contrato ainda está em fase de elaboração e poderá ser assinado juntamente com o do lote 1.

Morro do Formigão – A obra em Tubarão contará apenas com um túnel, de 900 metros. A licitação está suspensa, pois foi considerada fracassada – as duas empresas interessadas foram inabilitadas. O setor jurídico do Dnit, em Brasília, ainda analisa qual será o procedimento adotado, se um novo edital ou a republicação do documento, com um novo prazo de 45 dias para apresentação de propostas técnicas.
Diário do Sul

Nenhum comentário: