sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

EUA pode banir celular e envio de SMS ao volante

A condenável prática de enviar mensagens de texto ou fazer ligações enquanto se dirige pode estar com os dias contados nos Estados Unidos. Segundo informações da agência de notícias Bloomberg, o Conselho de Segurança do Transporte Nacional dos EUA (NTSB) deve pedir às autoridades locais que proíbam o uso de qualquer tipo de aparelho móvel ao volante.

“Muitas pessoas enviam mensagens de texto e fazem ligações ao mesmo tempo em que dirigem. É hora de acabar com estes tipos de distração. Nenhuma ligação e nenhum texto vale mais do que a vida humana”, declarou a presidente da NTSB, Deborah Hersman, em uma audiência realizada em Washington D.C.
Os sistemas que equipam alguns veículos de fábrica, como o OnStar, da GM, e o Sync, da Ford, bem como os GPS embutidos, não devem ser proibidos.

O NTSB deve procurar os órgãos competentes do governo norte-americano para tomarem providências. O problema é que a proibição precisa ser sancionada pelas autoridades, ou seja, nenhum órgão tem poder suficiente para fiscalizar o uso dos aparelhos ao volante sem consentimento do governo.

Mesmo dependendo do sinal verde das autoridades, o NTSB acredita que a proposta pode ir adiante. Um dos casos mais citados pelo órgão para defender a proibição é um grave acidente ocorrido em Gray Summit, no estado do Missouri, em agosto de 2010. Um jovem de 19 anos dirigia uma picape ao mesmo tempo em que respondia várias mensagens de texto quando acertou em cheio a traseira de um enorme caminhão. Dois ônibus escolares colidiram logo em seguida. O motorista da picape e um passageiro do ônibus morreram e 38 pessoas se feriram no acidente.
Fonte:Quatro rodas


Nenhum comentário: