domingo, 22 de setembro de 2013

Rio Tubarão: Defesa Civil permanece em alerta


Nível do rio subiu ao longo da tarde e está dentro da margem de segurança

21/09 | Defesa Civil permanece em alerta

Nível do rio subiu ao longo da tarde e está dentro da margem de segurança
Amanda Menger/PMT
A equipe da Defesa Civil se manterá de plantão monitorando o nível do Rio Tubarão e as consequências da chuva durante a madrugada. Os modelos meteorológicos já indicam que a frente fria perde força e, com isso, a intensidade das chuvas nas próximas horas pode ser menor do que o inicialmente previsto.Durante a tarde o nível do Rio Tubarão subiu. Pela manhã, às 10h, o rio estava em 1,50 m, por volta das 15h30, era de 1,90, chegando a 3 m por volta das 19h30. “A tendência é que o rio ainda suba um pouco mais, podendo chegar a 4 metros, mas agora está subindo de forma mais lenta, pois na encosta da serra já parou de chover”, afirma o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques...
Segundo Rafael, não há motivos para preocupação. “O nível do rio começa a preocupar quando chega a 5 m, estamos longe disso e os modelos indicam redução na intensidade das chuvas. De qualquer forma, estamos monitorando a situação e os comandantes dos órgãos de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Exército e Capitania dos Portos estão à disposição para auxiliar se for necessário”, relata o secretário.

Durante o dia foram registrados alguns incidentes devido às chuvas. Uma árvore precisou ser cortada após cair na rua Recife, no Morro do Canudo. Também foram registrados pontos de alagamentos em Oficinas (próximo ao estádio Anibal Torres Costa e ao campo do Noroeste), no Dehon (no entorno da Unisul) e na Vila Moema. Os alagamentos ocorreram no início da manhã, após um pico de chuva intensa. “Estes alagamentos foram pontuais, pois o sistema de drenagem não deu conta do grande volume de água em poucos minutos. Quando a chuva diminuiu a intensidade, as águas começaram a baixar e não houve maiores incidentes”, explica Rafael. Um muro também caiu no bairro São Martinho, a equipe da Defesa Civil esteve na residência, mas não foi preciso retirar os moradores de casa.  Na avenida Getúlio Vargas a ciclovia precisou ser interditada em um pequeno trecho, pois o solo cedeu com a força das águas. Já na Guarda Margem Direita, uma equipe da secretaria de Infraestrutura precisou abrir uma vala para escoar a água que ameaçava entrar em algumas residências. 

“Gostaríamos desde já de agradecer o apoio e o trabalho em conjunto das secretarias de Infraestrutura e de Desenvolvimento Econômico, e ainda da Guarda Municipal, que se colocaram à disposição para auxiliar no que fosse preciso”, elogia o secretário.

Em caso de emergências entre em contato com a Defesa Civil. O telefone do plantão é 199.
Fonte: http://www.tubarao.sc.gov.br/

Nenhum comentário: